Gratidão a todos os relacionamentos

relacao

Como a constelação familiar é maravilhosa. Após perceber um incômodo imenso ao presenciar dezenas de situações onde as pessoas estavam ferindo e se ferindo, usando e deixando serem usadas, em nome da busca de uma relação ideal, uma frase dita ontem porLuciana Cerqueira trouxe uma grande compreensão ao meu ser: algumas pessoas nunca terão uma boa relação. O sistema familiar internalizado está emaranhado demais para que isso possa acontecer.
Fato é que essa frase me aliviou. Tenho lutado uma luta inglória, tentando provar que as únicas relações que valem a pena são aquelas onde existe respeito, amor, tesão, cumplicidade e amizade.
É isso que procuro, lógico. É isso que merecemos, acredito. Porém… as más relações fazem parte… Como podemos aprender a amar, respeitar, ter prazer com um parceiro, se não passamos pelas duras lições do desamor, do engano, da traição? Notei que, no íntimo, eu estava dizendo não para a relação ruim dos meus pais. Dos meus avós. Dos meus antepassados. Mas com relação ruim ou não, eu cheguei até esta vida graças a eles. Portanto, existe um Amor maior em todas as relações. Um amor que permite aos homens nascerem, crescerem, se desenvolverem, amadurecerem… Se a humanidade dependesse de relações de contos de fada, não existiria.
Agora posso entender com mais profundidade a frase de Bert Hellinger, onde o pai ou a mãe diz ao seu filho: eu te dei a vida. O resto você faz por si mesmo.
Em paz com as relações péssimas do passado, posso me abrir para algo diferente. E viver mais presente, na relação que estou. Com consciência, entendendo que o bom ou ruim é muito mais a forma como lido e aceito a realidade, do que a busca de algo que não existe, para fugir das dores que existiram algum dia.

logo alex possato 4

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: