Constelação estrutural: o que é e quais as diferenças para a constelação familiar sistêmica?

constelacao estrutural

 

Resolvi falar um pouco das constelações estruturais porque é um método ainda não muito conhecido por nós, brasileiros, que estamos mais próximos dos modelos deixados por Bert Hellinger. Então, acho que existe muito campo a ser explorado por esta forma de constelar, que possui também a sua magia e um caminho todo particular de trabalho e desenvolvimento.

insa-e-mathiasDesenvolvido pelos alemães Insa Sparrer e Matthias Varga von Kibed, esta técnica é baseada em estruturas fixas, que hoje abarcam mais de 100 modelos diferentes. Por exemplo, o Tetralema, o Triângulo de valores, a Constelação de um tema excluído, a Constelação referente ao problema, a Constelação focada na solução (especialmente baseada nos trabalhos de Steven de Shazer), entre outras.

Diante de tantos modelos, cabe uma pergunta: qual estrutura usaremos?

A resposta a esta pergunta tem muito a ver com a forma como o cliente apresenta a sua questão e realiza seu questionamento. E é lógico, existem estruturas mais “próximas” da linguagem do cliente, e isso caberá ao facilitador auxiliar na escolha.

Com forte influência da PNL – programação neurolinguística, a constelação estrutural auxilia na mudança da imagem interna que o cliente tem a respeito do problema que está trabalhando. Porém, por ser constelação, entendemos que estamos trabalhando durante o processo inúmeros níveis ao mesmo tempo, e não somente a busca de uma ressignificação: insights sobre acontecimentos da vida, relações familiares e ancestrais podem surgir paralelamente ao trabalho.

É importante no trabalho aprender a observar as estruturas, e não tanto o conteúdo temático. Tenho observado que muitas vezes o cliente se prende somente à busca do resultado de algo que está incomodando, quando o importante é olhar todas as partes envolvidas, pois quando temos uma visão madura, entendemos que a solução será sempre adequada conforme aprendemos a incluir as diversas partes do problema. Por exemplo, às vezes um cliente traz um problema de venda, mas a solução passa por ver questões na produção do produto, ou desavenças entre os sócios, ou ainda um desinteresse em relação às necessidades do comprador. Não é a estratégia de vendas a grande questão.

As constelações estruturais podem ser utilizadas nas seguintes áreas:

  • Terapia e mediação: conflitos pessoais, relacionamentos e família, desenvolvimento e crescimento pessoal
  • Consultoria e RH: gestão de mudanças, fusões, empresas familiares, seleção de pessoal, ambiente de trabalho, organização de departamentos, objetivos, equipes de projetos, situações de crise, conflitos entre áreas e departamentos
  • Marketing e vendas: lançamentos de produtos, marca, planos de negócio, abertura de mercado, simulação de cenário
  • Coaching e empreendimentos: desenvolvimento de carreira, reorientação profissional

 

Diferenças e semelhanças entre a Constelação Estrutural e a Constelação Familiar Sistêmica

 

  1. Ao contrário das constelação familiares tradicionais, onde colocamos membros da família como representantes, na constelação estrutural existe uma variedade de papéis e possibilidades para representar diversos sistemas. Por exemplo, o corpo humano, organizações, estruturas de decisão, objetivos, recursos, alternativas e até mesmo estruturas gramaticais. Assim, a constelação demonstrará uma imagem interno, onde as mudanças estarão focadas na solução.
  2. Na constelação estrutural, estimulamos e incorporamos a linguagem do cliente, quer dizer, a forma como ele vê e descreve as situações que iremos trabalhar.
  3. Da mesma forma como na constelação familiar, a estrutural se baseia em princípios semelhantes às Ordens do Amor, de Bert Hellinger: pertencimento, hierarquia e o fluxo do dar e receber. Assim, todos tem o direito de pertencer, aqueles que vieram antes tem prevalência sobre os que vieram depois, e aqueles que mais contribuem tem prioridade sobre os que menos contribuem.
  4. O ingresso a um determinado órgão, empresa, ou grupo é determinante para aplicarmos a ordem da hierarquia.
  5. Em relação ao crescimento e desenvolvimento do sistema, faz-se necessário reconhecer a ordem de sucessão: os membros mais antigos são mais importantes do que os novos (cronologia direta) e o novo sistema é mais importante do que o anterior (cronologia reversa).
  6. Organização da energia: há uma prevalência para aquele que mais contribuiu e também para aqueles que demonstram mais talento e desempenho.
  7. Os criadores da constelação estrutural, Insa Sparrer e Mathias Varga realçam que são trabalhados diversos níveis dentro da estrutura. Por exemplo, quando trazemos elementos abstratos, como recursos ou obstáculos, é muito comum estar relacionado a um membro da família, e isso pode estar implícito ou explícito na constelação, mas de qualquer forma, quando trabalhamos em um nível, atingimos automaticamente outros. Em outros casos, as mudanças precisam ser feitas de um nível para outro, quer dizer, é importante olhar para os níveis de forma individual.
  8. Nas constelações estruturais existem importantes elementos que podem fazer parte de muitas constelações, como o passado, o presente e o futuro, espaços físicos, etc.
  9. Nas constelações focadas em solução, existe um outro elemento importante que é utilizado: o milagre, que é uma situação futura onde a solução do problema já realizada se apresenta, na forma de representação.

 

Nesta rápida exposição que fiz sobre a constelação estrutural, acho que uma das características que mais me impressiona é a efetividade do trabalho no auxílio de tomada de decisões, ampliação de possibilidades, redirecionamentos. Sempre utilizo exercícios de constelação estrutural quando desejo planejar, organizar, saber o que fazer e me sinto empacado. Algo acontece após a constelação e ela proporciona inclusive um grande alívio mental, coisa que pra mim, é fenomenal! Tomar decisões com a cabeça tranquila!

Alex Possato

 

Workshop de Constelação Estrutural – clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s