Treinamento

constelação essencialTreinamento em constelação familiar sistêmica

 

Costumo dizer que trabalhar com a  constelação familiar sistêmica é um exercício ativo de compaixão. Compaixão pelo cliente, pelo sistema familiar dele e… principalmente, pelo seu próprio sistema familiar. Afinal, todos somos um, e você perceberá, futuro terapeuta sistêmico, que quanto mais trabalha a si e ao seu sistema familiar, mais aberto e receptivo você está para trabalhar as diversas questões que se apresentarão a você. Ouso afirmar que a sua cura é a cura do próximo…

Por isso, o Curso de Constelação Familiar Sistêmica é um trabalho para você aprender a técnica e a teoria sistêmica e poder desenvolver um trabalho em grupos ou atendimento individual, mas é também um intenso mergulho em si mesmo, onde aos poucos, você irá entrando em contato com a sua amorosidade natural, deixando os pesos dos problemas e preocupações e descobrindo, com a alma, que tudo o que existe na vida de alguém, por mais difícil que possa ser, é um caminho para o reencontro com o amor.

Constelação Familiar Sistêmica segundo Bert Hellinger

Você entrará em contato com a forma de trabalhar com a constelação deixada por Bert Hellinger, o pioneiro terapeuta alemão, criador do método. Participei e acompanhei cinco cursos de constelação familiar com a terapeuta alemã Theresia Maria Spyra, que por sua vez, foi aluna da também alemã Mimansa Erika Farn, uma das pioneiras da constelação no Brasil. Esta última acompanhou Bert Hellinger durante muitos anos. Busco transmitir a você, aluno, exatamente a forma como aprendi, que vejo ser muito eficiente.

constelação familiar sistêmica é uma terapia fenomenológica, quer dizer, nós trabalhamos com os elementos que nos são apresentados durante o trabalho terapêutico. Não tecemos teorias, não interferimos, não buscamos solucionar nada e nem curar ninguém. O grande trabalho do terapeuta sistêmico é ser um observador imparcial e, ao mesmo tempo, amoroso, da dinâmica que está ocorrendo, onde buscamos descobrir os pontos de exclusão que existe no sistema do cliente. Quem está sendo deixado para fora? O que não está sendo aceito? Qual fato está sendo oculto? Quem nega o quê? E aí, quando possível, realizamos algumas pequenas interferências terapêuticas, capazes de provocar grandes mudanças, trazer profundas emoções a tona e trazer a paz novamente ao sistema do cliente trabalhado.

Estado meditativo e espiritualidade – necessidade básica para o terapeuta sistêmico

20160227_102657

Percebi, ao longo de 7 anos de trabalho com constelação familiar sistêmica, que é fundamental ao terapeuta sistêmico colocar-se em estado de presença dentro do trabalho sistêmico, observando aos fatos, às emoções, aos movimentos, sem no entanto, deixar-se levar pelas próprias crenças e emoções, evitando assim intervenções desnecessárias e improdutivas. Esse estado pode ser aprendido, e neste treinamento de constelação familiar sistêmica estaremos usando diversos instrumentos para que você acesse esse ponto interno onde poderá perceber seus pensamentos e emoções e deixá-los passar. Costumo usar músicas de todas as influências espiritualistas, canto, meditação, exercícios corporais, caminhadas, momentos de silêncio, rituais, enfim, técnicas que podem conduzi-lo a este acesso a este espaço de silêncio interno, de onde brota a intuição e a conexão amorosa com o sistema do cliente.

Este treinamento é para você…

13445503_10208140577125451_6786301654204306825_n

– que, independente da sua formação profissional, tem um chamado interno para tornar-se um curador e, a partir disso, auxiliar na cura do próximo;

– que deseja conhecer profundamente suas emoções, aliviar-se e poder conectar-se com a força e amorosidade natural, que flui do seu próprio sistema familiar, trazendo benefícios profundos para a sua vida pessoal, profissional e para seus relacionamentos familiares e afetivos;

– que quer conhecer profundamente a técnica e a prática da constelação familiar sistêmica, que trabalha a partir da intuição, dinamizando os fatores que permitem a fluidez e bom uso da inteligência emocional, podendo utilizar este recurso em atendimentos em grupo e individual;

– que deseja mergulhar num processo terapêutico e de auto-conhecimento que pode levá-lo a reconhecer e acessar o profundo amor que flui pelo sistema familiar, apesar de todas as dificuldades e conflitos que possa ter existido no passado.

Tópicos sistêmicos familiares que você “mergulhará”

Ordens do Amor

Pertencimento

Hierarquia temporal

Dar e receber

Pais e filhos

Dar e receber entre pais e filhos

Hierarquia entre pais e filhos

Embaraços sistêmicos entre pais e filhos

Divórcio

Adoção

Problema na educação dos filhos

Identificação inconsciente dos filhos com antigos parceiros dos pais

Relacionamento de Casal

As condições prévias de qualquer relacionamento

Ordens do Amor entre homem e mulher

Ordens da Ajuda

Diferentes Consciências e a Constelação Familiar

A prática da constelação sistêmica

Questão

Representantes

Roteiro de uma constelação

Imagem de solução

Rituais e frases de solução

Vínculo e liberação – o fio condutor para o facilitador sistêmico

Atendimento Individual

Técnicas da constelação individual