A Sabedoria da Vida nos fez parar
Acredito que não dominamos o futuro. Por exemplo, neste momento, estamos a mercê de um fato muito maior que todos nós. E precisamos, em primeiro lugar, aceitar que somos impotentes diante da pandemia mundial. Perceber a própria impotência dói, é humilhante, mas ao mesmo tempo, desenvolve nossa força interna. Alimenta nossa tolerância, e abre espaço para olharmos para a vida como ela é.
A sabedoria da vida nos fez parar. Quase todos nós. Ela está dizendo: agora você tem tempo. O que é prioridade pra você? O que você fazia, que neste momento, perdeu o sentido? Qual é o seu real sentido? Essa é a pergunta que me faço, agora.
Assim como tantos, vi meu trabalho minguar. A grana parou de entrar. Felizmente, consegui nos últimos anos, me organizar financeiramente, para poder passar esta fase sem entrar em pânico. E lembro muito bem que só me organizei depois que tive uma crise financeira terrível. Dívidas e mais dívidas, nome sujo, vergonha de atender os cobradores e crédito zero.
Agora, vejo nesta nova crise novas possibilidades. Vejo o Amor do Universo se manifestando, provocando impactos na vida de milhões de seres humanos, pedindo: vamos crescer! Lembro que o Amor na constelação familiar é visto como energia poderosa, que nos empurra em direção à vida, nos tira do vitimismo e da estagnação, e para aqueles que não estão prontos, significará extremo sofrimento. A situação realmente é difícil para tantos, mas pode significar a virada de página para outros. Mudança de paradigmas. Definição de novos objetivos. Desistência de situações pesadas e infrutíferas. A vontade de mudança está aqui, latente. Este é o momento.
Alex Possato