Você carrega o peso da família em si?
Uma das características mais comuns de pessoas que me procuram é esta: são ou se sentem responsáveis por cuidar dos pais ou irmãos. Entendo que existe uma coisa cultural aqui no Brasil: é uma tradição social, moral e vinculada a idéias religiosas, cuidar de parentes que estão em necessidade. E não digo que é errado. Muitas vezes, podemos fazer
algo por nossos parentes, pelos nossos pais, ou às vezes um parceiro que está em situação ruim, e isso não nos afeta em relação aos nossos planos pessoais.
Afeta? Você já não consegue traçar seus planos profissionais, pessoais, de relacionamento, estudos, porque está preso aos cuidados de alguém? Comece a se investigar, porque você deve estar emocionalmente vinculado a alguma culpa que não tem nada a ver com você. E isso suga a sua energia. Impossibilitando ou dificultando em muito a sua caminhada pessoal.
Cuidar dos outros é possível e muitas vezes, inevitável. Mas para o bem do seu sistema familiar, cuidar de si, em primeiro lugar, é fundamental. Somente você estando bem, poderá ser um verdadeiro apoio para que o seu sistema familiar possa também se desenvolver de forma saudável.